carregando
logo

Artigo

APARECIDA-SP: Funcionário da Rádio Arco-Íris de Araputanga participa do 4º encontro nacional da Pascom

access_time chat_bubble_outlineBrasil
FONTE

Por - Ronildo dos Anjos

Está acontecendo em Aparecida SP, o quarto encontro nacional da Pastoral da Comunicação. O evento reúne profissionais da comunicação de varias partes do mundo e de todo o Brasil. O evento teve inicio na sexta feira (25) às 16 horas ( horário de SP) e tem seu encerramento programado para amanhã (27), ao meio dia. O objetivo é fazer com que a evangelização se adapte as mudanças tecnológicas que estamos vivendo constantemente.

Entre grandes nomes palestrantes do 4º Encontro da Pascom Nacional estão, o italiano padre Antonio Spadaro, doutor em teologia diretor da revista Civiltá Cattolica conhecida no mundo todo. Também está presente diversos doutores em Jornalismo, todos representantes da comunicação da CNBB, bispos, padres de todo Brasil, e cerca de outros 900 profissionais que trabalham na comunicação evangelizadora.

A preocupação da Igreja Católica ao realizar o encontro é ensinar aos comunicadores a maneira correta de usar os novos meios digitais,  para se adequar aos meios modernos da comunicação; Jesus também pregava de acordo com os costumes da sua época.

Segundo Padre Spadaro, a internet  é apenas fio e computadores, a internet não é ferramenta, nem instrumento, é um meio de evangelizar, a ferramenta e instrumentos somos nós.  O diretor da Civiltá Cattolica disse ainda que a Igreja precisa estar na rede e,  estar na rede para escutar, mais do que falar.

No quarto encontro dos comunicadores em Aparecida, a Igreja discute as formas mais corretas e adequadas para evangelização neste mundo tão digital. “Temos que nos preocupar com o rumo que caminha a Igreja, pois a tecnologia mudou nosso modo de agir, de pensar, e se não cuidarmos mudará a nossa Fé; por isso devemos estar atentos ao que diz a mídia, ela nem sempre está preparada”. No mundo midiático tem muita divulgação e pouca informação, observou o palestrante.

Outra colocação do padre Spadaro: “existem dois mundos, o que conhecemos e o que a mídia nos passa. A Igreja Católica também tem sua divisão, aquela que nos conhecemos, e aquela que a mídia, não preparada, passa as pessoas. Só quem conhece a Igreja Católica tem autonomia para falar dela. Vamos todos conhecer a nossa Fé, ficar atentos e pensar antes de divulgar algo nas redes sociais sem antes saber a verdadeira historia por trás”.

O serviço da Igreja é servir. Papa Francisco tem nos mostrado isso a todo tempo, ele está presente com a Igreja a todo tempo através das redes sociais. É preciso entender que vivemos um momento de revolução, ou seguimos ou ficaremos para trás, e a Igreja não pode ficar para trás. 

Uma prova é o exemplo de que devemos servir e não ser servido,  foi dada pelo Papa Francisco no dia em que foi apresentado pela primeira vez no Vaticano como Papa. A primeira coisa que ele disse foi “rezem por mim”... Todos esperavam receber uma bênção... O que era imaginado por todos, que fosse ativo, passou primeiramente a ser passivo. Ou seja, antes de querer receber algo, doe algo.. Vamos juntos espalhar a mensagem de Cristo.. Bote Fé.

Uma equipe de Araputanga viajou para Aparecida-SP para participar do 4º Encontro da Pascom. A Fundação Arco-Íris, através da Rádio Arco-Íris de Araputanga, tem como representante no encontro, o comunicador Ronildo dos Anjos, apresentador dos programas “Manhã de Sucessos”, Informativo Arco-Íris, Arco-Íris Informa e, Informe Religioso.